Sou psicóloga e analista do comportamento, com pós-graduações em Análise do Comportamento e Educação Especial. Atuo como supervisora e psicóloga clínica, oferecendo Terapia Comportamental (ABA) para todas as idades, com foco em intervenções baseadas em evidências.
Durante minha graduação em Psicologia, desenvolvi um interesse crescente em educação, aprendizagem e desenvolvimento humano. Esse entusiasmo foi fortalecido pelo contato com relatos de pesquisa, levando-me a investir na formação como terapeuta e na pesquisa científica, áreas que continuam a nortear minha carreira.
O mestrado e o doutorado proporcionaram oportunidades valiosas para aprofundar meu conhecimento em processos comportamentais básicos relacionados à aprendizagem, às relações interpessoais (habilidades sociais), ao desenvolvimento da linguagem (comportamento verbal) e à qualidade de vida.
Nos pós-doutorados realizados na UFSCar, participei ativamente do desenvolvimento de programações de ensino voltadas para leitura e escrita, como o Programa de Ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos.
Além disso, coordenei mais de 10 projetos de pesquisa e extensão utilizando o Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador (GEIC). Também ministrei capacitações para professores atuantes nos projetos, compartilhando conhecimento e promovendo práticas educacionais de sucesso.
Mais recentemente, atuei como Coordenadora Pedagógica de um projeto de extensão, fruto da parceria entre UFSCar/FAI e a Prefeitura Municipal de Santo André. Por meio do programa “Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos” (ALEPP), aplicado pelo GEIC, contribuí para o atendimento de mais de 600 alunos do Ensino Fundamental. Esse projeto, com início em 2017 , vem apresentando resultados significativos no progresso em leitura e escrita dos alunos participantes.
Minha trajetória reflete um compromisso contínuo com a promoção da aprendizagem, desenvolvimento humano e práticas baseadas em evidências, sempre buscando impacto positivo na vida das pessoas e na sociedade.



A Análise do Comportamento como uma disciplina é composta por três interfaces. A primeira delas é o Behaviorismo Radical, proposto originalmente por B. F. Skinner, que é a filosofia da ciência na qual a Análise do Comportamento está pautada e que tem como objeto de estudo o comportamento. O segundo eixo é a Análise Experimental do Comportamento, que é a ciência empírica básica que produz ciência e literatura acerca da generalidade e especificidade do comportamento e outros fenômenos como os sentimentos, dentro e fora do laboratório.
A Análise Aplicada do Comportamento (em inglês, Applied Behavior Analysis – ABA) é o terceiro eixo responsável pela aplicação dos conhecimentos vindos dessa ciência aos casos práticos. Ela tem muitas ferramentas para gerar uma efetiva tecnologia comportamental (intervenções planejadas e replicáveis).
Na prática do psicólogo da Análise Aplicada do Comportamento (ABA) são aplicados os princípios de comportamento para o aprimoramento de comportamentos específicos e, simultaneamente, a avaliação para verificar se há e quais foram as mudanças observadas.
Compromisso contínuo com a promoção da aprendizagem, desenvolvimento humano e práticas baseadas em evidências, sempre buscando impacto positivo na vida do indivíduo na sua comunidade.